Autobotz

Informações

A Autobotz é a equipe de pesquisa e competição em robótica autônoma da UFMG e faz parte do grupo de pesquisa MACRO, que tem como foco as áreas de mecatrônica, controle e robótica. Formada em 2012 por alunos que queriam uma abordagem mais prática dos conhecimentos aprendidos na graduação, a equipe possui como missão o desenvolvimento de robôs para competições e pesquisa, tirar do papel novas ideias, participar de competições e simpósios e contribuir para a experiência técnica e crescimento pessoal de seus membros.

Habilidades Adquiridas

A robótica é uma área multidisciplinar e oferece, portanto, conhecimentos e habilidades diversos. Na parte de concepção mecânica os membros da Autobotz estudam diferentes estruturas de robôs, bem como diferentes materiais e suas vantagens e desvantagens para cada tipo de aplicação. Os estudantes interessados na parte mecânica aprendem também a utilizar softwares CAD como o Autodesk Inventor e o DS SolidWorks. Além disso, a prototipagem e a construção final dos robôs oferece contato com diferentes técnicas de manufatura, como usinagem e impressão 3D.

No projeto eletrônico dos robôs, várias habilidades também são desenvolvidas, adquirindo-se conhecimento sobre o funcionamento de diversos tipos de componentes eletrônicos e a utilização de diferentes sensores e atuadores, bem como experiência no projeto de placas de circuito impresso, desde sua elaboração e simulação em softwares de projeto eletrônico (EDA) até a sua confecção, que inclui a impressão da placa, corrosão e soldagem dos componentes. Há, ainda, um grande aprendizado relacionado à programação de microcontroladores e outros temas relacionados, como comunicação sem fio.

Para aqueles interessados em programação, a parte lógica oferece a oportunidade de trabalhar com diversas linguagens e frameworks, como o ROS (Robot Operating System), uma plataforma muito utilizada para o desenvolvimento de robôs tanto em pesquisa quanto em aplicações comerciais, além de desenvolver projetos em equipe e utilizar ferramentas de gestão de versões. Os membros podem trabalhar em diversas subáreas como: visão computacional, planejamento de movimento, simulação e controle. Finalmente, a Autobotz, assim como outras iniciativas da Escola de Engenharia da UFMG, também oferece um importante desenvolvimento pessoal em áreas como comunicação, organização e trabalho em equipe.

Processo Seletivo

O processo seletivo da Autobotz acontece anualmente, abrindo suas inscrições geralmente no mês de março, e consiste nas seguintes etapas:
● Desenvolvimento de um anteprojeto (um documento propondo soluções para um dado desafio de robótica);
● Entrevista com membros atuais e orientador da equipe;
● Trainee (treinamento e desenvolvimento de um projeto durante 1 mês).
Qualquer estudante de graduação da UFMG de qualquer período pode se candidatar, não é exigido conhecimento prévio.
Para ser informado quando a Autobotz abrir processo seletivo, siga nossa página no Facebook.

Depoimentos

Contato

Back to top