Informações
O Baja UFMG é uma equipe de competição fundada em 1997 e tem como propósito construir um veículo off-road monoposto que vença qualquer terreno e suporte qualquer condição climática. O projeto é validado em competições organizadas pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que ocorrem anualmente em três edições: Regional, Nacional e Internacional. A equipe conta com integrantes de Engenharia aeroespacial, de produção, de controle e automação, elétrica e mecânica.
Atualmente, o projeto eletrônico do veículo conta com três módulos embarcados conectados por meio do protocolo Controller Area Network (CAN), desenvolvido pela Bosch e amplamente utilizado em veículos e indústrias. O módulo traseiro é responsável por tratar dados da parte traseira do veículo, como velocidade e RPM. O módulo medidor de combustível, por sua vez, é responsável pela coleta, tratamento e envio dos dados dos sensores de combustível. Já o painel eletrônico exibe informações relevantes ao piloto e envia as informações de todos os sensores do veículo por telemetria. Desta forma, os dados são exibidos em uma interface gráfica em tempo real, e nela é possível traçar a pista e verificar a posição atual do veículo. Isso auxilia a equipe a analisar o comportamento do veículo e tomar decisões estratégicas durante a prova de enduro de resistência.
O núcleo de eletrônica é responsável pelo projeto elétrico do veículo por fornecer dados para o dimensionamento dos componentes mecânicos, sendo ele responsável pela aquisição e tratamento dos dados. Nos testes são utilizados, por exemplo, extensômetros, célula de carga, acelerômetros e termopar.
Habilidades Adquiridas
- Noções de engenharia automotiva
- Noções de oficina
- Realização de projetos junto à outras engenharias
- Planejamento estratégico
- Gestão de projetos
- Trabalho em equipe
- Programação de microcontroladores (DSP, PIC e arduino)
- Amplo conhecimento sobre protocolos de comunicação amplamente no mercado (CAN, SPI, I2C, entre outros)
- Projeto e fabricação de placas de circuito
- Soldagem de componentes (PTHs e SMDs)
- Instrumentação e sensoriamento
- Tratamento de dados
- Programação em diferentes linguagens (C, C++, Java e Matlab)
- Projeto em CAD (SolidWorks)
Processo Seletivo
O processo seletivo é realizado uma vez a cada ano e ocorre no início do semestre. Ele é composto de quatro etapas: Prova escrita, Entrevista, Dinâmica e Trainee. No trainee, os candidatos serão separados em grupos para realizarem um projeto eletro-eletrônico para a equipe. Eles serão desafiados a encontrar soluções inovadoras, a projetá-las e fabricá-las. Para ingressar na equipe não é necessário nenhum conhecimento prévio. Os calouros passarão por treinamentos teóricos e práticos para que estejam aptos a realizar qualquer atividade.