Empreendedorismo e Inovação de Projetos Tecnológicos

Certificado de Estudos Aberto - Informações

O cenário atual se apresenta cada vez mais competitivo e, para se destacar, é necessário apresentar características de um empreendedor inovador, um promotor em potencial da mudança e do desenvolvimento econômico. Para isso, é necessário o desenvolvimento de habilidades pessoais para se relacionar com os diversos atores ou stakeholders:
• Liderança, comunicação, trabalho em equipe, gestão de conflitos e de pessoas.
• Moral, ética e responsabilidade social.
• Estabelecer/expandir sua rede de contatos com o ecossistema empreendedor.
• Conhecer tipos de modelos organizacionais e projetos para a entrega de inovações para o mundo com a clareza na comunicação de sua proposta de valor.

O certificado em Empreendedorismo e Inovação busca desenvolver, nos graduandos, habilidades necessárias para a execução de atividades típicas do processo de inovação:
• Análise ambiental e prospecção de oportunidades
• Constatação de problemas e validação de sua formulação
• Proposição de solução por ideação e desconstrução de ideias
• Proposição de Valor
• Validação da solução proposta por teste de hipóteses e medição junto ao mercado
• Elaboração e estratégias de viabilização de produto mínimo viável (MVP)
• Proposição e teste de modelos de negócios
• Marketing
• Tração e vendas
• Escala.

Duas disciplinas são essenciais para esse certificado:

Áreas de Atuação

A ideia do certificado EIPT é a formação de um perfil de profissional que não só venha a integrar estruturas produtivas e sociais previamente existentes, como seja capaz também de criar novas estruturas a partir da observação do ambiente social e econômico, constatação dos problemas que o atingem e proposição de valor a partir de tecnologias e serviços inovadores viabilizados pelo domínio da técnica (hard skills) e da capacidade de gestão ágil e negociação (soft skills). O empreendedor aqui é entendido não apenas em sua acepção convencional de empresário, aquele indivíduo que lidera a formação de empresas, mas também aquela pessoa que desenvolveu habilidades de comunicação, de negociação, de gestão de conflitos e de exposição ao risco, e que com essas habilidades se torna protagonista dos diversos movimentos de formulação das novas estruturas produtivas e sociais.

O aluno que cursar este certificado estará apto a atender a demanda crescente por profissionais com uma sólida formação tecnológica combinada com um perfil de atuação em conjunto com as mais diversas áreas do mercado, interessadas em compreender metodologias modernas de desenvolvimento de negócios inovadores. As habilidades a serem desenvolvidas extrapolam a visão tradicional da administração ao oferecer vivências com fundamentação teórica nas abordagens de ideação, proposição e percepção de valor, desenvolvimento de produto, gestão ágil de projetos, gestão de conflitos em equipes, cultura organizacional e prototipagem. O egresso deste certificado poderá atuar na criação de novos negócios e empresas (startups), em órgãos governamentais de apoio à inovação e em ações de inovação em grandes empresas, entendendo-se aqui a inovação como "a percepção de valor por alguém de algo que é novo". O fortalecimento das iniciativas de inovação na área da Engenharia Elétrica permite estreitar o relacionamento universidade-empresa, integrando as necessidades das empresas e o conhecimento acadêmico/científico, que unido ao apoio de agências governamentais formam a tríplice hélice que induz o desenvolvimento e a geração de riqueza.

Estruturação do Certificado

A estruturação do certificado pode ser visualizada aqui.

Prof. Hermes Aguiar Magalhães
E-mail: empreende@cpdee.ufmg.br