Trancamento

Informações

O trancamento é a suspensão temporária de estudos solicitada pelo estudante. Essa suspensão pode ser referente tanto à uma matéria específica quanto ao período de estudo atual do aluno. Quando o trancamento é de uma ou mais matérias específicas é chamado de Trancamento Parcial e quando é referente ao período de estudo é chamado de Trancamento Total. Esses dois procedimentos podem ser solicitados com a ausência ou uso de uma justificativa a ser validada pelo colegiado. As condições para a solicitação de cada um dos trancamentos está listada abaixo.

Trancamento Parcial

Art. 97. O trancamento parcial de matrícula poderá ser concedido mediante solicitação do estudante, COM ou SEM apresentação de justificativa, nos prazos fixados no calendário escolar.

§ 1º Durante sua permanência na graduação, no decorrer da vigência do seu vínculo ao curso, definido conforme o inciso II do art. 80, o estudante terá direito a um NÚMERO MÁXIMO de trancamentos parciais sem justificativa da matrícula em atividades acadêmicas curriculares igual ao número padrão de períodos curriculares do percurso curricular ao qual estiver vinculado dividido por 2 (dois), arredondado o resultado para o número inteiro superior.

§ 2º O pedido de trancamento parcial de matrícula COM justificativa será concedido, a critério do Colegiado de referência do estudante, de acordo com parâmetros estabelecidos no Regulamento do respectivo curso ou da respectiva estrutura formativa de tronco comum.

(RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR Nº 01/2018, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018 - Normas Gerais de Graduação)

Trancamento Total

Art, 96. O estudante poderá solicitar o trancamento total de matrícula, COM OU SEM apresentação de justificativa, nos seguintes prazos:

I - até 30 (trinta) dias após o início do período letivo, no caso de trancamento total SEM justificativa referente ao período letivo em curso;

II - até 30 (trinta) dias após a ocorrência do fato gerador da justificativa e antes da data de encerramento do período letivo, no caso de trancamento total COM justificativa referente ao período letivo em curso; ou

III - a qualquer tempo, para trancamento referente a período letivo ainda não iniciado.

§ 1º Durante sua permanência na graduação, no decorrer da vigência do seu vínculo ao curso, definido conforme o inciso II do art. 80, o estudante terá direito ao trancamento total de matrícula UMA ÚNICA VEZ  SEM apresentação de justificativa.

§ 2º Será facultado ao estudante solicitar trancamento total de matrícula mediante apresentação de justificativa acompanhada de comprovação, competindo ao Colegiado de referência do estudante apreciar o pedido de acordo com os parâmetros estabelecidos no Regulamento do curso ou da estrutura formativa de tronco comum.

§ 3º Independentemente da forma de acesso, o trancamento total de matrícula sem justificativa NÃO poderá ser concedido ao estudante no primeiro período letivo após seu ingresso na graduação.

(RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR Nº 01/2018, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018 - Normas Gerais de Graduação)

Procedimento

Para realizar Trancamento Parcial ou Total, acesse o sistema SIGA e realize o trancamento online.

 

Back to top